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Caldeiras para Vapor

Série HC – Caldeira Fumotubular para Queima de Combustível Sólido Granulado em Grelha Móvel

Indicada e especialmente projetada para queima de combustível sólido granulado com alto teor de cinzas, tais como cavacos de madeira, biomassal, casca de arroz, casca de cacau, caroço de açaí, carvão mineral e outros resíduos, com até 50 % de umidade.

Produzidas nas capacidades de 3 a 30 t/h e PMTA de 21 kg/cm².

Caldeira fumotubular, projetada segundo normas do código ASME seção I, construída com chapas de aço carbono ASTM-A 285-C, 516-60 ou 516-70, conforme capacidade e classe de pressão e, tubos ASTM-A 178. As soldas são 100 % ispecionadas pelo processo de ultra-som, phased array, seus tubos possuem espiralamento interno, o que proporciona maior turbulência nos gases, aumentando a transferência do calor, com conseqüente aumento do rendimento da caldeira.

Sua fornalha é do tipo aquatubular construída com tubos de aço carbono ASTM-A 178, unidos a coletores formado por tubos ASTM-A 106-B, classe schedule 80. Os tubos são aletados entre si, não permitindo assim a passagem de gases para o lado externo da fornalha, proporcionando maior vida útil ao isolamento térmico.

No teto da fornalha é montado fusível de segurança fabricado em latão e chumbo . Todos os coletores são dotados de flange e contra-flange para limpeza e inspeção.

O sistema de grelhas é do tipo impelente, autolimpante, construídas em ferro fundido especial, com adição de cromo, inclinadas, especialmente desenvolvidas para queimar os combustíveis acima especificados.

É acionada intermitentemente através de um mecanismo, composto por motoredutor de velocidade e inversor de frequência, em duas zonas distintas e independentes.

Especialmente desenvolvida para os combustíveis antes especificados, resolvem, de modo integral, os problemas que normalmente ocorrem em grelhas convencionais, tais como:

-Cinza aglomerada – à medida que o combustível vai sendo queimado, o sistema de grelhas realiza continuamente a limpeza da cinza aglomerada, descarregando-as num canal, de onde podem ser extraídas manual ou mecanicamente;

-Queda de finos – admitindo o ar de combustão no sentindo horizontal, entre uma grelha e outra, as grelhas impelentes evitam o desperdício de combustível, freqüente em grelhas convencionais, onde ocorre a queda de combustível através das aberturas de entrada do ar de combustão, no sentido vertical;

-Desprendimento de cinzas volantes – as grelhas impelentes são desenhadas de modo a revolverem o combustível o mínimo possível, quando de sua movimentação. Com isso, promovem uma combustão calma com o mínimo de desprendimento de cinzas volantes.

São equipadas como equipamento standard, ventilador de ar primário com válvula tipo “shut-off” , ventilador de ar secundário, exaustor e damper de contrôle de fluxo.

Podem ser equipadas com pré-aquecedor que aproveitam o calor residual na saída da caldeira para pré-aquecer o ar de combustão, acarretando um ganho de 6% a 8% na economia de combustível, bem como multiciclone para captação de particulados provenientes da combustão, além de descarga de fundo automatizada, sistema de nível contínuo, controle automático de tiragem e sonda de O2.

 

Opcionalmente são fornecidas com sistema de armazenagem e transporte do combustível e sistema automático de retirada de cinzas.

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