Caldeiras para recuperação
A partir de gases quentes residuais, pode ser gerado água quente ou vapor, proporcionando melhor aproveitamento da energia de um sistema, a Cogeração por exemplo.
Neste caso os gases de escapamento de um motor a diesel ou gás, podem ser aproveitados para geração de vapor ou água quente em indústrias, shoppings centers ou hotéis.
Nas partes da caldeira que ficam sujeitas a pressão, é usado chapa ASTM285-C com características mecânicas e espessuras calculadas conforme as normas do código ASME, soldadas eletricamente por soldadores qualificados segundo normas do código ASME seção IX. Os tubos empregados são fabricados segundo norma ASTM178-A. O corpo da caldeira é pintado externamente com tinta fundo primer óxido de ferro e, isolado termicamente com lã mineral, que por sua vez é recoberta com chapa fina pintada em esmalte sintético.
A reversão da primeira para a segunda passagem de gases é executada pela caixa de fumaça, sendo que a superior é dotada de tampa para limpeza e manutenção. As caixas de fumaça, são executadas em chapa preta SAE1010/1020, isoladas termicamente.
Caldeira de Recuperação
Potência do Grupo Gerador: 1.000 kVA
Volume de Gases: 4.963 kg/h
Temperatura dos Gases na Saída do Gerador: 623 oC
Capacidade da Caldeira: 870 kg/h
Pressão de Trabalho: 8 kg/cm2
Cliente: Stemac Grupos Geradores
Local da Instalação: Hospital da Ulbra – Canoas - RS
Caldeira de Recuperação com Queima Complementar
Volume de Gases: 8.190 kg/h
Temperatura dos Gases na Entrada da Caldeira: 530 oC
Temperatura dos Gases na Saída do Caldeira: 210 oC
Produção de Vapor Recuperado: 1.100 kg/h
Produção de Vapor com Queima Complementar: 2.400 kg/h
Capacidade de Geração de vapor: 3.500 kg/h
Cliente: Iqara Energy
Local da Instalação: Ahlstron – Louveira - SP
Galeria de fotos